quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Primeiro Post

Olá a todos!

Este blog tem como principal objectivo dar a conhecer a plataforma RubyonRails.

O título "Web development that doesn´t hurt" tem o seu sentido quando pensamos na facilidade em colocarmos "qualquer coisa a mexer" rapidamente, para além disso é open-source.

Quando visitamos a página desta web framework encontramos alguns vídeos e apresentações que nos deixam rapidamente com vontade de experimentar, dou algum ênfase ao vídeo creating a weblog in 15 minutes (apesar da quantidade enorme de "OOps") que mostra a facilidade em criar uma aplicação web, neste caso como o próprio nome indica criar um simples weblog.

Mas como nasceu esta framework? Costumo interligar o crescimento das designadas aplicações web2.0 com aumento de popularidade do RubyonRails associado ao AJAX. A facilidade do Rails é realmente impressionante e acima de tudo é extremamente intuitivo.

As aplicações Rails são implementadas utilizando a arquitectura MVC (Model-View-Controller), muitas outras plataformas utilizam esta arquitectura (Struts, Zend, Catalyst, Django), ou seja existe uma zona para diferentes partes do código, e todas estas partes interagem de uma forma standart, iniciamos o desenvolvimento com todo a estrutura da aplicação já criada. Para além disso todas as aplicações Rails também vão criando automaticamente rotinas de testes sempre que adicionamos novas funcionalidades.

Mas a grande vantagem desta framework, e que para mim faz a diferença, é a linguagem de programação Orientada a Objectos Ruby. É muito fácil de escrever código e acima de tudo é muito fácil de ler código nesta linguagem pois evitam-se muitos parêntesis, chavetas, declaração de variáveis que complicam o desenvolvimento e a leitura do código.

Com isto não quero dizer que esta plataforma é melhor do que qualquer outra, tem as suas vantagens perante outras, tendo igualmente as suas desvantagens. No entanto não custa experimentar e o conhecimento não magoa...

Sem comentários: